Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como transferir jogos com arquivos maiores de 4GB para o HD externo


     O PlayStation 3 só reconhece dispositivos USB que estejam em um tipo único e específico de formatação: a formatação FAT32. Por coincidência, a formatação FAT32 é a única que não suporta arquivos maiores de 4GB, pois todas as outras, exFAT, NTFS, suportam. Não confunda arquivo maior de 4GB com jogo maior de 4GB! Um jogo pode ter dezenas de gigas (como é o caso de Uncharted 3, jogo mais pesado do PS3, que possui 50 gigas) mas esse jogo é composto por váááários e vários arquivos, que juntos, somam esse tamanho. Só que, existem alguns games do PS3 os quais um único arquivo do jogo excede o valor de 4GB, impossibilitando a transferência desse jogo para o HD externo. E aí, você vai ficar sem jogar? Claro que não, o pessoal da cena hacker já pensou nisso e já inventou uma forma de driblar esse inconveniente!
     Usando o aplicativo de PC PS3 SplitFile, você seleciona seu jogo que contenha um arquivo desses maiores de 4GB e o programa separa esse arquivo em dois (ou até três, se o arquivo for muito grande). Aí, é só você copiar o jogo para o HD externo normalmente na pasta GAMEZ. O detalhe é que o jogo, com os arquivos "quebrados", não vai funcionar. Aqueles arquivos precisam ser juntados. Desse modo, os jogos com arquivos maiores de 4GB não rodam no HD externo, apenas no interno. Ou seja, você precisa copiar o jogo para o HD interno do PS3, e, na cópia, o MultiMan irá juntar os arquivos do game que você separou. Portanto, vá até a sessão "Jogo" do MultiMan, posicione o cursor em cima do seu jogo problemático, aperte Triângulo, selecione "Copiar" e então a cópia será feita para o HD interno e, com ela, os arquivos serão juntados. Depois, é só excluir do externo e jogar o jogo sempre pelo interno: pronto, jogo funcionando perfeitamente.
     Mas a dica acima é apenas para os jogos não exclusivos, ou seja, jogos que também estão disponíveis para outras plataformas. Os jogos exclusivos da Sony que possuem arquivos maiores de 4GB, como Killzone 3, Uncharted 3 e alguns outros, todos estes exclusivos possuem o arquivo maior de 4GB cuja extensão é .psarc. Para estes jogos, o programa usado é diferente: trata-se doPSARC. Para usá-lo, você precisa ter o Microsoft .NET Framework instalado em seu PC. Se não tem esse programa, procure-o no Google. Com o programa instalado o PSARC funciona. Ao baixar o PSARC, estarão em sua pasta um arquivo de texto, um arquivo zlib.net.dll, e o próprio aplicativo PSARC.exe. Mantenha todos eles. Identifique (ainda no PC) qual é o arquivo maior de 4GB que o seu jogo possui, e arraste-o para o PSARC.exe. Uma janela preta, semelhante às do MS-DOS, abrirá e então começará a extração (pois o PSARC não divide os arquivos, ele extrai o conteúdo daquele arquivo grande na forma de arquivos menores). O processo é um pouco demorado, então não estranhe. Ao final, será criada uma pasta com o nome do arquivo extraído, e dentro dela, todos os microarquivos e micropastas extraídas (por exemplo, se seu arquivo maior de 4GB se chama arquivoexemplo.psarc será criada a pasta arquivoexemplo). Agora, você pode deletar o arquivo .psarc original e colocar a pasta que o programa criou no lugar desse arquivo. Diferente dos jogos em que utilizamos o PS3 SplitFile, nos do PSARC alguns até rodam pelo HD externo sim, não há necessidade de passar para o interno, mas isso não vale para todos, então, para tirar suas dúvidas não pense duas vezes e consulte o PS3 Backup Compatibility List.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário