Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O que são e como baixar e instalar jogos em formato PKG


     Os jogos em formato PKG são os jogos da PSN, que os infelizes usuários de PS3 bloqueado pagam em dólares para baixarem em seus Plays. Esses jogos da PSN geralmente são jogos mais levezinhos, tanto em tamanho (poucos passam de 1GB) quanto em conteúdo, pois são jogos mais "lights" e descontraídos, digamos assim. Como exemplos temos Sonic 4, Bomberman Ultra, Mega Man 9 e 10, The Walking Dead e uma infinidade de outros.
     Além desses joguinhos mais leves, a PSN também conta com versões em HD de diversos jogos, como o primeiro Call of Duty, o primeiro Crysis, o Resident Evil 4, o Castlevania: Symphony of the Night, o Sonic Adventure DX e o Sonic Adventure 2 Battle, e vários outros.
     Na PSN há também a biblioteca quase completa de jogos do PlayStation 1 e ainda alguns jogos de PS3 que venderam muito e fizeram bastante sucesso, e foram lançados digitalmente, não se restringindo mais à mídia física, como os Assassin's Creed, Far Cry 2, inFAMOUS e muitos outros.
     Apesar de toda essa diversidade de jogos à sua disposição, a desvantagem dos games da PSN é que eles precisam ser instalados no videogame e só podem ser jogados a partir do HD interno do Play. Portanto, dependendo de quanto de HD seu PS3 tem, você não pode ter muitos jogos da PSN, para evitar encher o espaço interno, o que faz o sistema ficar lento. Mesmo assim, sempre tem um ou outro jogo da PSN que nos interessa, e a gente fica louco para jogar. OBS:Existem métodos de rodar pkgs pelo HD externo, mas não costumam funcionar com todos os jogos, só com alguns, e facilmente dão erro, então não vale à pena.
     Para instalar os games da PSN no seu PS3, o processo é o seguinte. Baixe o jogo normalmente, e extraia, caso ele venha compactado. Isso vai resultar num arquivo de nome qualquer e extensão ".pkg". Transfira esse arquivo para a raiz de seu HD externo, ejete-o do PC e plugue-o no PS3. Na aba "Jogo", acesse o ícone Install Package Files. Basta selecioná-lo e mandar instalar, pronto, joguinho instaladinho!
     Alguns jogos da PSN, como os remakes em HD de algum título ou os próprios de PS3 lançados digitalmente, são maiores que 4GB, e como é do conhecimento de todos, dispositivos USB FAT32 não suportam arquivos maiores de 4GB, e portanto esses jogos, quando você baixa, vêm em dois ou mais arquivos .pkg, para que assim possam ser transferidos para o HD externo (ou se vierem em um único arquivo .pkg gigante, veja este tutorial). IMPORTANTE: Transfira os dois pkgs para a raiz do externo e deixe os dois juntos, no mesmo diretório. Para instalar esses jogos, o processo é um pouco mais complicado. Vá ao Gerenciador de Arquivos do MultiMan, vá em "PS3 Root" e acesse o diretório dev_hdd0. Ali, crie uma pasta chamada packages, caso ela não exista. Deixe esta janela em segundo plano, vá em "PS3 Root" novamente e acesse o seu HD externo (geralmente dev_usb001). Agora, copie o primeiro dos arquivos pkg e cole na pastapackages. Na transferência, o MultiMan juntará os arquivos, e quando a cópia tiver se encerrado, ali na pasta packages você terá um único pkg com o tamanho total do jogo. Agora aperte X sobre ele. Na sequência você provavelmente sairá do MultiMan, então, já na XMB, vá até a aba "Jogo", no ícone "Install Package Files" e instale seu pkg. Desconecte o HD externo nessa hora, senão o Instal Package Files irá exibir tanto o pkg que está no HD do Play e que você quer instalar, quanto o que está no HD externo e não pode ser instalado. Não se esqueça que depois de tudo você pode apagar o pkg que ficou lá na pasta packages.
     Eu recomendo fortemente que, para os jogos que também possuem versões em mídia física, você baixe as versões de mídia física dos jogos, pois estas você pode rodar pelo HD externo e com isso não consome espaço interno do seu videogame. Mas, se você não achou o jogo no formato normal, de disco, e só achou em pkg, vai fundo e baixe aquele, o tutorial está aqui pra isso!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário