Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Perguntas Frequentes ps3

     Por mais que os tutoriais da Caveira sejam os mais detalhados possíveis, nem sempre todas as dúvidas dos nossos leitores são esclarecidas. Para isso, existe a seção de comentários, aonde vocês perguntam, eu respondo, e juntos sanamos as dúvidas.
     Nesses meses que o blog já está no ar, percebo que muitas dúvidas se repetem entre os leitores, tornando-se até frequentes. E foi por isso que criei esta seção Perguntas Frequentes, para deixar expostas aqui as dúvidas mais comuns do pessoal interessado em desbloquear PS3 e suas respectivas resoluções. Conforme mais dúvidas forem surgindo, irei atualizando a seção.

Quais modelos de PS3 podem ser desbloqueados?
     Não é a questão do modelo, é a questão do firmware que está nele. O desbloqueio do PS3 é feito a partir da firmware oficial 3.55, então, só é possível desbloquear um aparelho se ele estiver no firmware 3.55 ou num inferior. Videogame atualizado, independente do modelo, não pode ser desbloqueado. Os Super Slim não podem ser desbloqueados porque eles já vêm de fábrica com uma firmware maior que a 3.55, então sem chance. Se você ainda não tem um PS3 e quer comprar um para desbloquear, recomendo já procurar um nesta condição na hora de comprar, ou então comprar um mais antigo que nunca foi conectado à internet, porque geralmente quem conecta seu console à internet já está com ele atualizado também. Leia mais...

Posso desbloquear meu PS3 se ele está com firmware 3.56 ou maior?
     Não. Não por métodos seguros. Mas você pode levar a um técnico que entenda sobre o uso do E3 Flasher, que é um aparelinho capaz de regredir a firmware do PS3 para qualquer versão, porém, apresenta fortes chances de brickar o console, por isso seu uso não é ensinado aqui no blog. Se seu aparelho já está atualizado, eu, particularmente, dando uma opinião de amigo ao meu leitor, recomendo deixar assim, pois o E3 Flasher pode estragar seu equipamento. Mas se você realmente deseja utilizar esse aparelho para fazer o downgrade do console, leve a um técnico que entenda do assunto e JAMAIS faça por conta própria.

Mesmo tendo firmware 3.55 ou menor, o desbloqueio não deu certo e o sistema deu o alerta de dados corrompidos. Como assim?
     Se você comprou um aparelho usado e deu esse erro, fique atento: o seu aparelho pode ter passado por um downgrade através de dispositivos de downgrade, como o E3 Flasher. Esses aparelhos que "dizem" ser funcionais de fato fazem o downgrade para o 3.55, só que depois, os desbloqueios quase sempre dão erro e o videogame não desbloqueia. Veja se o dono anterior não meteu isso no aparelho dele. Agora, se o seu PS3 é novo, com firmware de fábrica 3.55 ou inferior, e ainda sim deu o erro de dados corrompidos, é porque você desbloqueou errado. Siga o tutorial de desbloqueio atentamente passo por passo, não seja apressado para desbloquear, que pode terminar em caca. Fazendo tudo corretamente, certamente você conseguirá desbloquear sem erros.

Posso jogar jogos originais no meu PS3 desbloqueado?
     Claro que pode, sem problema algum, desde que o firmware que o seu jogo original necessite para rodar seja inferior ao firmware do seu desbloqueio. Por exemplo: seu desbloqueio é 4.30, então só pode rodar jogos que precisem do 4.30 pra baixo, já não pode rodar os que precisam do 4.40. Consulte essa página (salve-a anos favoritos) para verificar o firmware que cada jogo necessita, e veja se esse game é compatível com seu desbloqueio.

Botei um Blu-Ray de jogo original no meu PS3 e pediu para atualizar, posso fazer isso?
     Claro que não! Muito cuidado com isso! Esse "atualizar" que o jogo pede é instalar a firmware nova, que anula o desbloqueio ou as chances de desbloquear seu console. O PS3 só pode ser desbloqueado, ou seu desbloqueio só funciona, se estiver na firmware 3.55. Se atualizar, perderá seu desbloqueio pois colocará uma firmware mais recente em seu console. E caso não tenha um console desbloqueado mas pretende desbloquear, também não atualize, porque depois você estará numa firmware recente e não poderá voltar para a 3.55 para realizar o desbloqueio.

Já tenho PS3 desbloqueado com o 3.55 [ou um inferior]. Quais as vantagens de eu atualizar meu desbloqueio pra esse 4.40 do Rogero?
     Tendo o desbloqueio do Rogero, você não precisa mais ficar baixando fix para cada game que você baixa, basta fazer o download do game, mandar para o HD e jogar! Você também poderá rodar todos os títulos mais recentes que não funcionam no desbloqueio antigo, e obviamente, vai continuar rodando todos os games que já tem. Atualizar o desbloqueio não faz rodar só lançamentos, apenas engloba os lançamentos na lista de títulos que podemos jogar, mas os títulos antigos continuam funcionando normalmente. Além disso, games que dispõem do idioma Português do Brasil, no Rogero serão executados neste idioma, já no 3.55 ou em outros desbloqueios esses games ficarão em inglês ou português de portugal.

Com PS3 desbloqueado, é possível jogar online?
     Não. Há quem consiga, mas são fortíssimas as chances de você ser banido da PSN, bem como ganhar uma atualização de gorjeta, que bloqueia seu console atualizando-o e elimina totalmente as chances de desbloqueá-lo de novo.

Atualizar o MultiMan permitirá que eu jogue os lançamentos?
     Não. Quem vai permitir que você rode os lançamentos vai ser a CFW que você tem. Quanto mais atualizada, melhor. As diversas versões e atualizações do MultiMan servem apenas para corrigir falhas e melhorar o programa (como carregamento mais rápido por exemplo, entre outras) ou então para corrigir pequenos bugs que o próprio MultiMan causa ao executar um jogo (por exemplo, nas versões antigas do MultiMan o God of War 3 tinha slowdowns se rodado pelo HD externo, hoje não tem mais). Mas vale lembrar que as CFWs do Rogero possuem restrições: nelas, apenas o MultiMan 04.30.00 ou versões superiores funcionam.

Sobre o jogo original que preciso ter rodando no drive do meu PS3 enquanto executo um game do HD externo. Esse jogo tem que ser algum título específico?
     Não, pode ser qualquer game original de PS3. 

Posso jogar jogos de PlayStation 2 em formato .ISO no meu PS3?
     Sobre o PlayStation 3 rodar jogos de PlayStation 2:
- Apenas os primeiros PS3, modelo FAT, o grandão, rodam jogos de PS2, e apenas jogos originais, mesmo os videogames desbloqueados, jogos de PS2 apenas originais.
- A partir do PS3 Slim e do Super Slim, o console não tem mais retrocompatibilidade com os games de PS2, não aceitando mais nem os originais. A única forma de jogá-los, é se você tem o console bloqueado, comprando-os na PSN na seção "PS2 Classics".
- E se você tem desbloqueado, o pessoal da cena hacker do PS3 inventou uma forma de rodar no PS3 jogos de PS2 baixados da internet. Só que não é só pegar a ISO e executá-la. Tem todo um processo de convertê-la para um arquivo específico e tal, e no fim ela vai virar um PKG que você instala no Play.
     Respondendo a pergunta: Não, ISOs de PS2 não podem ser rodadas no PS3.

Baixei e instalei um jogo .PKG no meu aparelho, mas quando vou executá-lo, aparece a mensagem de que eu devo renovar a minha licença na PSN. Como executo o jogo?
     Esse de fato é um dos erros mais chatos. Os aplicativos .PKG a gente só instala e pronto, funcionando. Mas os jogos .PKG, para funcionarem eles precisam de um outro arquivo .PKG menor, o fix, que faz o jogo rodar na CFW. Sem ele, o jogo vai dar esse problema de licença mesmo e não vai executar. Procure o fix de seu jogo e instale-o. Aí certamente seu jogo em .PKG vai abrir.

É possível gravar jogos de PS3 em Blu-Ray virgem ao invés de utilizar o HD externo?
     Sim, é possível, mas é um método pouco conhecido e que não funciona com muitos jogos (eu soube de um cara que gravou o Red Dead Redemption e o FIFA 10 se não me engano). E, como o preço de um BD virgem não é tão barato como o de um DVD virgem ou CD virgem, o método do HD externo vale mais a pena por ser funcional com todos os games.

Se eu trocar o leitor do videogame, vou poder executar mídias piratas sem desbloquear o videogame?
     NÃO. Muitas pessoas pensam que o desbloqueio do PS3 é igual ao do Xbox 360: Abre o videogame, arranca o leitor fora, bota um outro vagabundo e pronto. Não funciona assim. O desbloqueio do PS3 é no sistema, é a firmware, a versão de sistema, que a gente instala uma pirata por cima da original para que ela permita a instalação de aplicativos e aí a gente instala o aplicativo Multiman que roda jogos pelo HD externo. Essa de leitor não tem nem fundamento.

Posso usar toda essa metodologia da PS3 Caveira num PS3 bloqueado?
     Não, não dá, sabe por que? Porque para os lindos jogos do HD externo funcionarem não é só plugar e jogar, precisa do MultiMan, que para ser instalado precisa do menu Install Package Files, que só está disponível nas CFWs, e não nas OFWs.

Mas e se eu instalar o MultiMan e depois bloquear o videogame de novo?
     Aí, com o console bloqueado, o MultiMan não vai abrir, porque o PS3 vai detectá-lo como "Software desconhecido". E sem abrir o MultiMan não dá pra executar os jogos do HD.

Meu PS3 era desbloqueado e sem querer eu bloqueei ele. Posso desbloquear de novo?
     Infelizmente não, porque uma vez bloqueado, ele foi atualizado, e uma vez atualizado, não tem como voltar ao OFW 3.55 pra desbloquear de novo.

Se eu comprar um PS3 hoje, com firmware inferior ao 3.55, comprar um HD externo, e comprar um único jogo original, poderei fazer tudo isso que é explicado nos tutoriais da Caveira e poderei ter todos os jogos que eu quiser, baixando-os?
     Aham, poderá sim.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário